"malandrices" que a vida nos faz....

Desapareceu, fisicamente, ontem (dia 8), um dos marcos da minha infância.

Mesmo parecendo demasiado dramática, não deixo de reconhecer como este senhor foi uma presença constante na minha curta vida. Ora na tv, ora (e em mais número) no single que papai passava cuidadosamente no giradiscos cá de casa, os seus tiques e as suas gargalhadas contribuiram de forma intensa para a pessoa que sou hoje. O humor é uma parte de mim e preciso de uma boa gargalhada como preciso de águinha! E quando se trata de uma boa "piada" não há mal que me chegue! É gostoso pensar como ele conseguia prender a minha atenção, o meu respeito, a minha admiração, quando ainda catraia, pedia ao meu pai para ouvir o pequeno vinyl, que sempre me lembro de ver na estante! E ali ficava eu, o tempo que fosse, sem perceber as deixas maliciosas, mas rindo que nem uma perdida do som das estórias contadas a um público que se deleitava a cada frase! Sim, porque cada estória, se bem contada, tem o seu som. Ou, cada bom contador de estórias tem em seu poder uma gama de diferentes sons a aplicar no "sítio" certo, na altura certa. Hoje, ao ouvir novamente as rábulas antigas, com uma bagagem cultural jeitosa, rio-me (e muito!) do verdadeiro sentido escondido atrás dos gestos e dos olhares, das "piadas" acutilantes, do humor refinado, avançado para o seu tempo e sempre tão actual! Quantas vezes me deliciei (e ainda delicio) ao ver na caixinha mágica aquela figura tão terna (como alguém sabiamente disse há pouco)! Quanta pena tenho que não haja hoje em dia alguém que marque a "minha época" como ele marcou a sua... Porque humoristas há muitos e bons, mas um "one man show" como este, não...

Além dos seus trabalhos, que via ou ouvia, há ainda a presença real na "nossa" vida. Meus pais tiveram o privilégio de o conhecer pessoalmente e a história desse encontro é contada vezes sem conta nos serões saudosistas. Sabendo da minha admiração, papai ofereceu-me o dicionário de Inglês-Português onde se materializa esse encontro:



Deste homem guardo, especialmente, a frase que resume a minha forma de levar a vida:

"Façam o favor de ser felizes!"

0 reacções: